Pau-jacaré - Piptadenia gonoacantha

O Pau-jacaré (Piptadenia gonoacantha) é uma árvore da familia Fabaceae , também chamado de monjoleiro, icarapé na Bahia, jacaré no Sul do Brasil e Sudeste, jacarazeiro no Paraná, casco-de-jacaré em Santa Catarina caniveteiro e monjolo em Minas Gerais, angico no Distrito Federal e angico-branco, camboeteiro, camoeteiro e serreiro em São Paulo, é uma árvore semicadufólia endêmica do Brasil. O nome popular se dá pelo aspecto do tronco, semelhante ao couro de jacaré. upload.wikimedia.org_wikipedia_commons_thumb_4_4e_piptadenia_gonoacantha_thrunk.jpg_200px-piptadenia_gonoacantha_thrunk.jpg upload.wikimedia.org_wikipedia_commons_thumb_8_83_folha.okiiok.jpg_220px-folha.okiiok.jpg

Características

É uma árvore espinhenta, que pode atingir cerca de 10-20 metros de altura, com um tronco de cerca de 30–40 cm de diâmetro. O pau-jacaré se caracteriza por ser uma espécie pioneira, ou seja, uma espécie de rápido crescimento que coloniza o meio ambiente, e exerce a função de espécie secundária no processo inicial de colonização, por apresentar sistema radicular profundo. É muito utilizada no reflorestamento e restauração de áreas degradadas. Se caracteriza por ser uma árvore pouco espinhenta, semicaducifólia. Sua casca tem espessura aproximada de 5 mm, com tronco pode ser reto ou tortuoso, apresenta cristas transversais e longitudinais que se assemelham a um couro de jacaré.

Tem folhas paripinadas com cerca de 5 a 9 pares e 26 a 46 folíolos por pina, possui também pecíolo caniculado com glândula verruciforme. Já as flores do pau-jacaré, tem coloração amarelada/ bege, com inflorescências axilares, com cerca de 5 a 9 cm de comprimento. Suas flores podem ser solitárias, bem como ser reunidas em grupos de 2 a 3 axilas superiores. Por fim, seu fruto se caracteriza por ser um legume não moniliforme e coriáceo, seco com uma margem reta e sua coloração é parda, visto que não há a necessidade de ser atrativo a animais uma vez que sua disseminação ocorre por meio do vento.

Época de florada e frutificação

Apresenta variações conforme a sua distribuição geográfica. No estado de São Paulo sua floração ocorre de outubro a janeiro e frutificação de junho a dezembro, no Distrito Federal sua floração ocorre de agosto a janeiro e frutificação de julho a agosto, no Rio Grande do Sul sua floração ocorre de agosto a fevereiro, no Paraná apresenta floração de setembro a janeiro e frutificação de maio a setembro, em Minas Gerais sua floração ocorre em novembro a janeiro e frutificação de maio a outubro, já no estado do Rio de Janeiro apresenta floração de dezembro a março e frutificação de junho a novembro[

Cultivo

Por sementes.

Aves atraídas pela planta

Ocorrência

A espécie ocorre principalmente na Floresta Pluvial da encosta Atlântica. Apresenta ampla distribuição ao longo de oito estados brasileiros, desde áreas ao nível do mar, nos litorais das regiões Sul e Sudeste, até áreas com 1.300 metros de altitude na região serrana de Minas Gerais.

Referências

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pau-jacar%C3%A9